Continuação da Definição e Designação das Técnicas Diferenciais e Introdução às Características das Técnicas Diferenciais
4 Outubro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Variedade e Classificações das Técnicas Diferenciais: Revisão sobre a Classificação das Técnicas Diferenciais quanto às Condutas Medidas - Condutas Conativas (Sumário sobre as Escalas de Auto e de Hetero-avaliação, e os Questionários/Inventários de Personalidade de Comportamentos Típicos; Desenvolvimento e apresentação dos Testes Objectivos, e das Técnicas Projectivas); Outras Técnicas Diferenciais.
- Relação entre os diversos tipos de Classificações e respectivos Instrumentos de medida, suas utilidades e contextos de utilização, e a sua ligação com diferentes tipologias de organização.
- Introdução e desenvolvimento das Características das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Introdução à noção de Estandardização e suas implicações.
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem).
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.