Sumários
Medida da Inteligência: Técnicas de Aplicação Individual
2 Novembro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Apresentação da síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos que regulam o domínio da Avaliação Psicológica, e Correcção em aula do exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Education and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes);
- Introdução às Técnicas Diferenciais de Aplicação Individual da Medida da Inteligência;
- Origem e Contextualização dos Primeiros Testes de Inteligência: Galton e McKeen Cattell; Binet e Simon; Escalas de Inteligência de Stanford-Binet; Índices de medida associados a estes testes e suas implicações práticas e metodológicas;
- David WECHSLER - Introdução à Concepção de Inteligência e da sua medida, com base nas críticas de Wechsler às anteriores escalas de inteligência e respectivos índices de medida.
TEORIA DOS TESTES (1). CONSTRUÇÃO E AFERIÇÃO DE TESTES
31 Outubro 2017, 17:00 • Maria João Rosado de Sousa Afonso
TEORIA DOS TESTES (1). CONSTRUÇÃO E AFERIÇÃO DE TESTES
CONSTRUÇÃO DE TESTES:
1. Fases de construção dos testes:
da delimitação do domínio e do construto a medir até aos estudo metrológico e normativo.
Importância e conteúdos do Manual.
Tarefas, técnicas e problemas da construção de testes.
Paralelo com as etapas da medida. Algumas questões terminológicas.
Continuação sobre a Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
26 Outubro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação do Código Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses: Estatutos, Princípios Éticos e Deontológicos Gerais; Controlo do Exercício Profissional (Comissão de Ética; Código de Ética e Deontologia); destaque para os Princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e Utilização de Instrumentos de Medida com a continuação e finalização da leitura do Decreto de Lei e respectiva Secção e Capítulo referentes aos membros e à temática da Deontologia Profissional associada ao Princípio Específico da Avaliação Psicológica;
- Reflexão acerca das Competências do Psicólogo exigidas pela Avaliação Psicológica.
- Esclarecimento das competências que os licenciados em Ciências Psicológicas (3º ano) possuem (e não possuem) no âmbito da utilização de Técnicas Diferenciais e da Avaliação Psicológica.
- Apresentação dos Standards for
Educational and Psychological Testing (APA, 2014): Objectivos, Conteúdos,
Organização e Aplicações.
- Apresentação das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes.
- Ética e Técnica:
insistência na necessidade de formação e de actualização permanente em
Psicologia, e em particular no domínio da Avaliação Psicológica;
- Apresentação de uma síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos
que regulam o domínio da Avaliação Psicológica;
- Exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Educational and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes).
Continuação sobre a Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
26 Outubro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação do Código Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses: Estatutos, Princípios Éticos e Deontológicos Gerais; Controlo do Exercício Profissional (Comissão de Ética; Código de Ética e Deontologia); destaque para os Princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e Utilização de Instrumentos de Medida com a continuação e finalização da leitura do Decreto de Lei e respectiva Secção e Capítulo referentes aos membros e à temática da Deontologia Profissional associada ao Princípio Específico da Avaliação Psicológica;
- Reflexão acerca das Competências do Psicólogo exigidas pela Avaliação Psicológica.
- Esclarecimento das competências que os licenciados em Ciências Psicológicas (3º ano) possuem (e não possuem) no âmbito da utilização de Técnicas Diferenciais e da Avaliação Psicológica.
- Apresentação dos Standards for
Educational and Psychological Testing (APA, 2014): Objectivos, Conteúdos,
Organização e Aplicações.
- Apresentação das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes.
- Ética e Técnica:
insistência na necessidade de formação e de actualização permanente em
Psicologia, e em particular no domínio da Avaliação Psicológica;
- Apresentação de uma síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos
que regulam o domínio da Avaliação Psicológica;
- Exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Educational and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes).
Continuação sobre a Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
26 Outubro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação do Código Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses: Estatutos, Princípios Éticos e Deontológicos Gerais; Controlo do Exercício Profissional (Comissão de Ética; Código de Ética e Deontologia); destaque para os Princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e Utilização de Instrumentos de Medida com a continuação e finalização da leitura do Decreto de Lei e respectiva Secção e Capítulo referentes aos membros e à temática da Deontologia Profissional associada ao Princípio Específico da Avaliação Psicológica;
- Reflexão acerca das Competências do Psicólogo exigidas pela Avaliação Psicológica.
- Esclarecimento das competências que os licenciados em Ciências Psicológicas (3º ano) possuem (e não possuem) no âmbito da utilização de Técnicas Diferenciais e da Avaliação Psicológica.
- Apresentação dos Standards for
Educational and Psychological Testing (APA, 2014): Objectivos, Conteúdos,
Organização e Aplicações.
- Apresentação das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes.
- Ética e Técnica:
insistência na necessidade de formação e de actualização permanente em
Psicologia, e em particular no domínio da Avaliação Psicológica;
- Apresentação de uma síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos
que regulam o domínio da Avaliação Psicológica;
- Exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Educational and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes).