Sumários
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
11 Outubro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- As Características Fundamentais das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Continuação do desenvolvimento da noção de Estandardização, da sua importância e implicações;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem); a Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas; a importância dos processos de Classificação e Cotação das Respostas – a obtenção de Resultados Brutos); e apresentação fundamentada sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados (Processo de Derivação de Resultados e Estudo Normativo; Fundamentação Teórica do Teste e Fundamentação Empírica do Teste – questões relacionadas com estudos de Aferição, Normas, suas funcionalidades e diferenciações, e o estudo Metrológico dos Testes); Introdução às noções de Precisão e de Validade, enquanto aspectos técnicos fundamentais das medidas psicológicas.
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
11 Outubro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- As Características Fundamentais das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Continuação do desenvolvimento da noção de Estandardização, da sua importância e implicações;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem); a Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas; a importância dos processos de Classificação e Cotação das Respostas – a obtenção de Resultados Brutos); e apresentação fundamentada sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados (Processo de Derivação de Resultados e Estudo Normativo; Fundamentação Teórica do Teste e Fundamentação Empírica do Teste – questões relacionadas com estudos de Aferição, Normas, suas funcionalidades e diferenciações, e o estudo Metrológico dos Testes); Introdução às noções de Precisão e de Validade, enquanto aspectos técnicos fundamentais das medidas psicológicas.
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
11 Outubro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- As Características Fundamentais das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Continuação do desenvolvimento da noção de Estandardização, da sua importância e implicações;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem); a Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas; a importância dos processos de Classificação e Cotação das Respostas – a obtenção de Resultados Brutos); e apresentação fundamentada sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados (Processo de Derivação de Resultados e Estudo Normativo; Fundamentação Teórica do Teste e Fundamentação Empírica do Teste – questões relacionadas com estudos de Aferição, Normas, suas funcionalidades e diferenciações, e o estudo Metrológico dos Testes); Introdução às noções de Precisão e de Validade, enquanto aspectos técnicos fundamentais das medidas psicológicas.
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
TEORIA DA MEDIDA (1 E 2). FUNDAMENTAÇÃO DA MEDIÇÃO EM PSICOLOGIA E AXIOMATIZAÇÃO DA MEDIDA REPRESENTACIONAL
10 Outubro 2017, 17:00 • Maria João Rosado de Sousa Afonso
TEORIA DA MEDIDA (1 E 2). FUNDAMENTAÇÃO DA MEDIÇÃO em psicologia E AXIOMATIZAÇÃO DA MEDIDA REPRESENTACIONAL
TEORIA DA MEDIDA (1). FUNDAMENTAÇÃO DA MEDIÇÃO em psicologia
As grandes conceções de medida: conceção Clássica, conceção Operacional e conceção Representacional. Limitações das conceções Clássica e Operacional para a medição de traços latentes. Vantagens da Conceção Representacional da Medida.
TEORIA DA MEDIDA (2). AXIOMATIZAÇÃO DA MEDIDA REPRESENTACIONAL Axiomatização da medida Representacional: caracterização da Teoria Representacional da Medida; o sistema empírico, o sistema formal ou numérico e a correspondência entre sistemas; contributo de Stevens (1946, 1951).
As Escalas de Medida de Stevens e seu papel na axiomatização da medida; escalas nominal, ordinal, de intervalos e proporcional, suas propriedades, aplicações em psicologia e estatísticas que suportam.
Continuação da Definição e Designação das Técnicas Diferenciais e Introdução às Características das Técnicas Diferenciais
4 Outubro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Variedade e Classificações das Técnicas Diferenciais: Revisão sobre a Classificação das Técnicas Diferenciais quanto às Condutas Medidas - Condutas Conativas (Sumário sobre as Escalas de Auto e de Hetero-avaliação, e os Questionários/Inventários de Personalidade de Comportamentos Típicos; Desenvolvimento e apresentação dos Testes Objectivos, e das Técnicas Projectivas); Outras Técnicas Diferenciais.
- Relação entre os diversos tipos de Classificações e respectivos Instrumentos de medida, suas utilidades e contextos de utilização, e a sua ligação com diferentes tipologias de organização.
- Introdução e desenvolvimento das Características das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Introdução à noção de Estandardização e suas implicações.
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem).
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.