Sumários
Continuação da Definição e Designação das Técnicas Diferenciais e Introdução às Características das Técnicas Diferenciais
4 Outubro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Variedade e Classificações das Técnicas Diferenciais: Revisão sobre a Classificação das Técnicas Diferenciais quanto às Condutas Medidas - Condutas Conativas (Sumário sobre as Escalas de Auto e de Hetero-avaliação, e os Questionários/Inventários de Personalidade de Comportamentos Típicos; Desenvolvimento e apresentação dos Testes Objectivos, e das Técnicas Projectivas); Outras Técnicas Diferenciais.
- Relação entre os diversos tipos de Classificações e respectivos Instrumentos de medida, suas utilidades e contextos de utilização, e a sua ligação com diferentes tipologias de organização.
- Introdução e desenvolvimento das Características das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Introdução à noção de Estandardização e suas implicações.
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem).
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Definição e Designação das Técnicas Diferenciais e Introdução às Características das Técnicas Diferenciais
4 Outubro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Variedade e Classificações das Técnicas Diferenciais: Revisão sobre a Classificação das Técnicas Diferenciais quanto às Condutas Medidas - Condutas Conativas (Sumário sobre as Escalas de Auto e de Hetero-avaliação, e os Questionários/Inventários de Personalidade de Comportamentos Típicos; Desenvolvimento e apresentação dos Testes Objectivos, e das Técnicas Projectivas); Outras Técnicas Diferenciais.
- Relação entre os diversos tipos de Classificações e respectivos Instrumentos de medida, suas utilidades e contextos de utilização, e a sua ligação com diferentes tipologias de organização.
- Introdução e desenvolvimento das Características das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Introdução à noção de Estandardização e suas implicações.
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem).
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Definição e Designação das Técnicas Diferenciais e Introdução às Características das Técnicas Diferenciais
4 Outubro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Variedade e Classificações das Técnicas Diferenciais: Revisão sobre a Classificação das Técnicas Diferenciais quanto às Condutas Medidas - Condutas Conativas (Sumário sobre as Escalas de Auto e de Hetero-avaliação, e os Questionários/Inventários de Personalidade de Comportamentos Típicos; Desenvolvimento e apresentação dos Testes Objectivos, e das Técnicas Projectivas); Outras Técnicas Diferenciais.
- Relação entre os diversos tipos de Classificações e respectivos Instrumentos de medida, suas utilidades e contextos de utilização, e a sua ligação com diferentes tipologias de organização.
- Introdução e desenvolvimento das Características das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Introdução à noção de Estandardização e suas implicações.
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem).
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOMETRIA (Conclusão). TEORIA DA MEDIDA (1).
3 Outubro 2017, 17:00 • Maria João Rosado de Sousa Afonso
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOMETRIA (Conclusão). TEORIA DA MEDIDA (1).
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOMETRIA (Conclusão).
Evolução da Psicometria após os anos 70: Os quadros de referência éticos e técnicos; novo impulso ao desenvolvimento das metodologias de construção e estudo metrológico; a ênfase nos fundamentos da medição em psicologia (Teoria da Medida e Teoria dos Testes) como resposta à contestação aos testes.
A Psicometria na Atualidade: Implicações e aplicações da informatização e da globalização; desenvolvimento/contextualismo e Psicometria.
TEORIA DA MEDIDA (1). FUNDAMENTAÇÃO DA MEDIÇÃO em psicologia
Noção e definição de “medida”; objetivos da medição em psicologia, propósitos e natureza da Teoria da Medida; para quê a axiomatização da medida.
Continuação da Definição e Designação das Técnicas Diferenciais
28 Setembro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação da Variedade e Classificação das Técnicas Diferenciais;
- Variedade e Classificações das Técnicas Diferenciais: Classificação quanto às Condutas Medidas - Condutas Cognitivas (Apresentação Sumária dos Testes de Inteligência Geral, como por exemplo as Baterias Compósitas de Inteligência e os Testes de Factor G; os Testes de Realização; as Baterias de Aptidões Múltiplas; os Testes de Aptidões Específicas; e os Testes de Conhecimentos); - Condutas Conativas (as Escalas de Auto e de Hetero-avaliação; os Questionários/Inventários de Personalidade de Comportamentos Típicos; Apresentação Sumária dos Testes Objectivos e das Técnicas Projectivas); - Outras Técnicas Diferenciais.
- Relação entre os diversos tipos de Classificações
e respectivos Instrumentos de medida, suas utilidades e contextos de
utilização.