Sumários
WISC-III e WAIS-III – Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças e para Adultos (3ª Edição)
29 Novembro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação do trabalho iniciado na aula anterior;
- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo;
- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.
- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).
WISC-III e WAIS-III – Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças e para Adultos (3ª Edição)
29 Novembro 2017, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação do trabalho iniciado na aula anterior;
- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo;
- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.
- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).
TEORIA DOS TESTES (3). ESTUDO METROLÓGICO: PRECISÃO (continuação)
28 Novembro 2017, 17:00 • Maria João Rosado de Sousa Afonso
TEORIA DOS TESTES (3). ESTUDO METROLÓGICO: PRECISÃO (continuação)
3) PRECISÃO: 1. Abordagem da T. do Resultado Verdadeiro (cont): Índices de precisão – o coeficiente de precisão e o erro padrão da medida (determinação e interpretação); os métodos de estimação – teste/reteste, formas paralelas consecutivas, bipartição, Kuder-Richardson, Alfa de Cronbach, formas paralelas diferidas e acordo inter-avaliadores. Combinação dos diferentes métodos num estudo de precisão. Implicações para a avaliação da qualidade das medidas proporcionadas pelos testes.
O estudo da Precisão no quadro da Teoria da Resposta ao Item; a função de informação dos itens e do teste; implicações para a construção de testes; adaptive testing, uma aplicação da TRI: vantagens em termos de precisão e de economia de tempo e recursos; comparação da precisão na TCT e na TRI.
Exemplificação com dados de investigação.
[EXERCÍCIO DE AUTO-AVALIAÇÃO: Exercício para resolução em casa com 1 questão de Desenvolvimento (semelhante ao exame)].
WISC-III e WAIS-III – Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças e para Adultos (3ª Edição)
23 Novembro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação do trabalho iniciado na
aula anterior;
- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados
Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades
de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas
Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do
Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises
possíveis na WAIS-III.
WISC-III e WAIS-III – Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças e para Adultos (3ª Edição)
23 Novembro 2017, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação do trabalho iniciado na
aula anterior;
- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados
Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades
de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas
Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do
Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises
possíveis na WAIS-III.