Sumários

Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

6 Dezembro 2017, 11:00 Maria João Varandas dos Santos

- Continuação da temática iniciada na aula anterior;

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida).

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida.

 


Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

6 Dezembro 2017, 09:00 Maria João Varandas dos Santos

- Continuação da temática iniciada na aula anterior;

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida).

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida.

 


Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

6 Dezembro 2017, 09:00 Maria João Varandas dos Santos

- Continuação da temática iniciada na aula anterior;

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida).

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida.

 


TEORIA DOS TESTES (4). ESTUDO METROLÓGICO: VALIDAÇÃO

5 Dezembro 2017, 17:00 Maria João Rosado de Sousa Afonso

Da Validade à Validação: origem e problemática da validade. Distinção da noção de Precisão.

Evolução da Validade no âmbito dos Standards for Educational and Psychological Testing. Noção clássica: os “tipos” ou “aspetos” da Validade e sua relação: validade de Conteúdo, validade Relativa a um Critério (V. Concorrente e Preditiva) e Validade de Constructo (V. Convergente e Discriminante; V. Fatorial): conceitos e seu contexto científico, técnicas de análise e apuramento de índices de validade, exemplificação. 

Perspetiva de Messick e suas implicações: validade como base da legitimidade da interpretação e da utilização das medidas obtidas com os testes; validação como processo nunca concluído; as evidências e as consequências como fundamentos da validação; a responsabilidade do utilizador de testes. 


WISC-III e WAIS-III – Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças e para Adultos (3ª Edição)

30 Novembro 2017, 11:00 Maria João Varandas dos Santos

- Continuação do trabalho iniciado na aula anterior;

- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo; 

- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.

- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).