Sumários

AULA EXTRA 2: Preparação de Exame Escrito

2 Janeiro 2017, 17:00 Maria João Rosado de Sousa Afonso

NOTA: A pedido dos alunos, foram dadas duas Aulas Extra para preparação de Exame, uma em Dezembro e outra em Janeiro, dado não ser possível reunir todos os alunos numa só data.


Esclarecimento de dúvidas e preparação da avaliação escrita

Datas/horas de exame. 

Peso do exame e do trabalho prático na nota final. 

Revisão dos objetivos formativos da U.C.

Critérios de avaliação e de classificação das respostas de exame - Escolha Múltipla e Desenvolvimento. 

Exercício de resposta, análise e discussão dos temas de exame do ano anterior (escolha múltipla e desenvolvimento). Correção do exercício: Exemplos de respostas corretas e de justificações de opções de escolha múltipla.

Aplicação do Questionário de Satisfação dos Estudantes com a UC (questionário de resposta voluntária e anónima).


AULA EXTRA1: Preparação de Exame Escrito

16 Dezembro 2016, 17:00 Maria João Rosado de Sousa Afonso

NOTA: A pedido dos alunos, foram dadas duas Aulas Extra para preparação de Exame, uma em Dezembro e outra em Janeiro, dado não ser possível reunir todos os alunos numa só data.


Esclarecimento de dúvidas e preparação da avaliação escrita

Datas/horas de exame. 

Peso do exame e do trabalho prático na nota final. 

Revisão dos objetivos formativos da U.C.

Critérios de avaliação e de classificação das respostas de exame - Escolha Múltipla e Desenvolvimento. 

Exercício de resposta, análise e discussão dos temas de exame do ano anterior (escolha múltipla e desenvolvimento). Correção do exercício: Exemplos de respostas corretas e de justificações de opções de escolha múltipla.

Aplicação do Questionário de Satisfação dos Estudantes com a UC (questionário de resposta voluntária e anónima).


Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

15 Dezembro 2016, 11:00 Maria João Varandas dos Santos

- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises possíveis na WAIS-III;

- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo; 

- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.

- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida). 

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida;

- Apresentação e descrição de exemplos de "Testes de Factor G": os testes de Matrizes Progressivas de Raven - SPM, CPM e APM -; e os testes dos Dominós - o D48 e o D70;

- As diferentes versões existentes destes instrumentos, e a aferição portuguesa das CPM;

- Apresentação das Vantagens e Limitações na utilização de "Testes de Factor G" enquanto técnicas diferenciais de medida da inteligência.


Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

15 Dezembro 2016, 09:00 Maria João Varandas dos Santos

- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises possíveis na WAIS-III;

- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo; 

- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.

- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida). 

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida;

- Apresentação e descrição de exemplos de "Testes de Factor G": os testes de Matrizes Progressivas de Raven - SPM, CPM e APM -; e os testes dos Dominós - o D48 e o D70;

- As diferentes versões existentes destes instrumentos, e a aferição portuguesa das CPM;

- Apresentação das Vantagens e Limitações na utilização de "Testes de Factor G" enquanto técnicas diferenciais de medida da inteligência.


Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

14 Dezembro 2016, 15:00 Maria João Varandas dos Santos

- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises possíveis na WAIS-III;

- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo; 

- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.

- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida). 

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida;

- Apresentação e descrição de exemplos de "Testes de Factor G": os testes de Matrizes Progressivas de Raven - SPM, CPM e APM -; e os testes dos Dominós - o D48 e o D70;

- As diferentes versões existentes destes instrumentos, e a aferição portuguesa das CPM;

- Apresentação das Vantagens e Limitações na utilização de "Testes de Factor G" enquanto técnicas diferenciais de medida da inteligência.