Sumários

Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

14 Dezembro 2016, 13:00 Maria João Varandas dos Santos

- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises possíveis na WAIS-III;

- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo; 

- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.

- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida). 

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida;

- Apresentação e descrição de exemplos de "Testes de Factor G": os testes de Matrizes Progressivas de Raven - SPM, CPM e APM -; e os testes dos Dominós - o D48 e o D70;

- As diferentes versões existentes destes instrumentos, e a aferição portuguesa das CPM;

- Apresentação das Vantagens e Limitações na utilização de "Testes de Factor G" enquanto técnicas diferenciais de medida da inteligência.


Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

14 Dezembro 2016, 11:00 Maria João Varandas dos Santos

- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises possíveis na WAIS-III;

- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo; 

- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.

- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida). 

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida;

- Apresentação e descrição de exemplos de "Testes de Factor G": os testes de Matrizes Progressivas de Raven - SPM, CPM e APM -; e os testes dos Dominós - o D48 e o D70;

- As diferentes versões existentes destes instrumentos, e a aferição portuguesa das CPM;

- Apresentação das Vantagens e Limitações na utilização de "Testes de Factor G" enquanto técnicas diferenciais de medida da inteligência.


Medida das Condutas Cognitivas - Técnicas de Aplicação Colectiva - Os "Testes de Factor G"

14 Dezembro 2016, 09:00 Maria João Varandas dos Santos

- Trabalho de Transformação e Apuramento dos Resultados Normalizados Padronizados do Protocolo da WAIS-III, a nível das várias possibilidades de Análises dos Resultados (Procedimentos e Fundamentação implicados nas Análises Inter-Individual e Intra-Individual); Trabalho em aula de Consulta do Manual e de Interpretação das Tabelas para os Diferentes Tipos de Análises possíveis na WAIS-III;

- WAIS-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Cotação, Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WAIS-III, e ilustrados através da análise do caso em estudo; 

- WISC-III: Apresentação e Explicação dos Procedimentos Gerais de Análise e Interpretação de Resultados das escalas de Wechsler, aplicados à WISC-III.

- Apresentação e leitura fundamentada do relatório de avaliação com base na utilização da WAIS-III, aplicada ao caso em estudo (interpretação geral dos resultados; princípios gerais e cuidados a ter na elaboração de relatórios que envolvem a utilização de técnicas diferenciais).

- Apresentação e fundamentação dos Erros Comuns na Aplicação, Cotação e Apuramento de Resultados nas Escalas de Wechsler: identificação dos principais erros, qual o seu impacto a nível de transformação e de interpretação de resultados, e diversas formas metodológicas de como os evitar (estabelecimento de ligação com a ética na prática de utilização de técnicas diferenciais).

- Breve resumo sobre as principais características dos Testes Compósitos de Inteligência (Baterias Individuais de Wechsler) e comentários fundamentados sobre os resultados proporcionados, nomeadamente sobre o Q.I. (discussão do seu significado geral e das distorções do seu significado; utilidade e aplicações deste índice de medida). 

- Apresentação geral de técnicas de aplicação colectiva das Medidas das Condutas Cognitivas;

- Considerações várias acerca dos cuidados a ter e a desenvolver em contextos de aplicações colectivas;

- Os "Testes de Factor G": fundamentação (origem e significado) e caracterização deste tipo de medida;

- Apresentação e descrição de exemplos de "Testes de Factor G": os testes de Matrizes Progressivas de Raven - SPM, CPM e APM -; e os testes dos Dominós - o D48 e o D70;

- As diferentes versões existentes destes instrumentos, e a aferição portuguesa das CPM;

- Apresentação das Vantagens e Limitações na utilização de "Testes de Factor G" enquanto técnicas diferenciais de medida da inteligência.


Teoria dos Testes: 2. Estudo Metrológico: Precisão (TRI)

13 Dezembro 2016, 17:00 Maria João Rosado de Sousa Afonso

Teoria dos Testes: 2. Estudo Metrológico: Precisão (TRI)

2) Precisão: revisão no âmbito do Modelo Clássico;

B) o estudo da Precisão no quadro da Teoria da Resposta ao Item; a função de informação dos itens e do teste; implicações para a construção de testes; adaptive testing, uma aplicação da TRI: vantagens em termos de precisão e de economia de tempo e recursos; comparação da precisão na TCT e na TRI.

Exemplificação com dados de investigação.


WISC-III e WAIS-III – Apresentação das Escalas de Inteligência de Wechsler para Crianças e para Adultos (3ª Edição)

7 Dezembro 2016, 15:00 Maria João Varandas dos Santos

- Síntese fundamentada da Caracterização Geral e Natureza das Escalas de D. Wechsler enquanto Técnicas Cognitivas de Aplicação Individual;

- WISC-III - Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças (3ª Edição Portuguesa): Apresentação e Caracterização da Prova e dos seus materiais; Desenvolvimento e Contextualização Histórica (evolução da prova e seu estatuto actual); Descrição da Estrutura da Prova e da sua Organização (apresentação dos conteúdos e das diversas tarefas contempladas nos subtestes); Apresentação dos Materiais constituintes da WISC-III;

- WAIS-III- Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos (3ª Edição): Apresentação e Caracterização da Prova e dos seus materiais; Desenvolvimento e Contextualização Histórica (evolução da prova e seu estatuto actual); Descrição da Estrutura da Prova e da sua Organização (apresentação dos seus conteúdos e das diversas tarefas contempladas nos subtestes); Apresentação dos Materiais constituinte da WAIS-III.

- Apresentação de um caso prático de aplicação da WAIS-III a um adulto em contexto de Avaliação Psicológica;

- Trabalho em aula de Cotação e de Apuramento dos Resultados Brutos e dos Resultados Normalizados Padronizados de um Protocolo da WAIS-III referente à aplicação prática da prova, tendo como base as informações fornecidas e os conhecimentos adquiridos sobre a aplicação e classificação de resultados das provas de Wechsler; Utilização Prática do Manual da Prova.