Sumários
TEORIA DOS TESTES (2). ESTUDO METROLÓGICO: ANÁLISE DE ITENS
22 Novembro 2016, 17:00 • Maria João Rosado de Sousa Afonso
TEORIA DOS TESTES (2). ESTUDO METROLÓGICO: ANÁLISE DE ITENS
A) Modelo do RESULTADO VERDADEIRO: análise da dificuldade, da discriminação, do impacto diferencial e do contributo para a consistência interna. Tipos de resultados seu significado e sua utilidade. Exemplificação com dados de análise de itens da WAIS-III numa amostra portuguesa.
B) Modelos de TRAÇO LATENTE ou TRI: postulados e natureza; modelo de Rasch. Os modelos de 1, 2 e 3 parâmetros. Fundamentos lógicos dos modelos de traço latente e vantagens sobre o modelo clássico de análise de itens. A função matemática básica do modelo de Rasch. Tipos de resultados e sua utilidade. Exemplificação com dados de análise de itens da WAIS-III numa amostra portuguesa e com dados de outras investigações em curso – construção de um teste de conhecimentos de matemática e validação de um questionário de qualidade de vida dermatológica.
Continuação sobre a Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
17 Novembro 2016, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação do Código Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses: Estatutos, Princípios Éticos e Deontológicos Gerais; Controlo do Exercício Profissional (Comissão de Ética; Código de Ética e Deontologia); destaque para os Princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e Utilização de Instrumentos de Medida com a continuação e finalização da leitura do Decreto de Lei e respectiva Secção e Capítulo referentes aos membros e à temática da Deontologia Profissional associada ao Princípio Específico da Avaliação Psicológica;
- Reflexão acerca das Competências do Psicólogo exigidas pela Avaliação Psicológica.
- Apresentação dos Standards for Educational and Psychological Testing (APA, 2014): Objectivos, Conteúdos, Organização e Aplicações.
- Apresentação das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes.
- Ética e Técnica: insistência na necessidade de formação e de actualização permanente em Psicologia, e em particular no domínio da Avaliação Psicológica;
- Apresentação de uma síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos que regulam o domínio da Avaliação Psicológica;
- Exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Educational and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes).
Continuação sobre a Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
17 Novembro 2016, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação do Código Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses: Estatutos, Princípios Éticos e Deontológicos Gerais; Controlo do Exercício Profissional (Comissão de Ética; Código de Ética e Deontologia); destaque para os Princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e Utilização de Instrumentos de Medida com a continuação e finalização da leitura do Decreto de Lei e respectiva Secção e Capítulo referentes aos membros e à temática da Deontologia Profissional associada ao Princípio Específico da Avaliação Psicológica;
- Reflexão acerca das Competências do Psicólogo exigidas pela Avaliação Psicológica.
- Apresentação dos Standards for Educational and Psychological Testing (APA, 2014): Objectivos, Conteúdos, Organização e Aplicações.
- Apresentação das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes.
- Ética e Técnica: insistência na necessidade de formação e de actualização permanente em Psicologia, e em particular no domínio da Avaliação Psicológica;
- Apresentação de uma síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos que regulam o domínio da Avaliação Psicológica;
- Exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Educational and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes).
Continuação sobre a Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
16 Novembro 2016, 15:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação do Código Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses: Estatutos, Princípios Éticos e Deontológicos Gerais; Controlo do Exercício Profissional (Comissão de Ética; Código de Ética e Deontologia); destaque para os Princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e Utilização de Instrumentos de Medida com a continuação e finalização da leitura do Decreto de Lei e respectiva Secção e Capítulo referentes aos membros e à temática da Deontologia Profissional associada ao Princípio Específico da Avaliação Psicológica;
- Reflexão acerca das Competências do Psicólogo exigidas pela Avaliação Psicológica.
- Apresentação dos Standards for Educational and Psychological Testing (APA, 2014): Objectivos, Conteúdos, Organização e Aplicações.
- Apresentação das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes.
- Ética e Técnica: insistência na necessidade de formação e de actualização permanente em Psicologia, e em particular no domínio da Avaliação Psicológica;
- Apresentação de uma síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos que regulam o domínio da Avaliação Psicológica;
- Exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Educational and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes).
Continuação sobre a Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
16 Novembro 2016, 13:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação da Apresentação do Código Geral da Ordem dos Psicólogos Portugueses;
- A Ordem dos Psicólogos Portugueses: Estatutos, Princípios Éticos e Deontológicos Gerais; Controlo do Exercício Profissional (Comissão de Ética; Código de Ética e Deontologia); destaque para os Princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e Utilização de Instrumentos de Medida com a continuação e finalização da leitura do Decreto de Lei e respectiva Secção e Capítulo referentes aos membros e à temática da Deontologia Profissional associada ao Princípio Específico da Avaliação Psicológica;
- Reflexão acerca das Competências do Psicólogo exigidas pela Avaliação Psicológica.
- Apresentação dos Standards for Educational and Psychological Testing (APA, 2014): Objectivos, Conteúdos, Organização e Aplicações.
- Apresentação das Directrizes Internacionais para a Utilização de Testes.
- Ética e Técnica: insistência na necessidade de formação e de actualização permanente em Psicologia, e em particular no domínio da Avaliação Psicológica;
- Apresentação de uma síntese fundamentada sobre os Princípios Éticos que regulam o domínio da Avaliação Psicológica;
- Exercício prático sobre o Capítulo 9 dos Standards for Educational and Psychological Testing (2014) (Os Direitos e as Responsabilidades dos Utilizadores de Testes).