Sumários
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
26 Outubro 2016, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem), e de Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas); breve apresentação sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados, com relevância para a noção de Normas e de Amostra de Estandardização;
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
26 Outubro 2016, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem), e de Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas); breve apresentação sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados, com relevância para a noção de Normas e de Amostra de Estandardização;
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
T. DA MEDIDA (3). ETAPAS DA MEDIDA
25 Outubro 2016, 17:00 • Maria João Rosado de Sousa Afonso
ETAPAS DE MEDIDA: Cinco etapas do processo de medida: 1) Delimitação do constructo a medir (amostragem de dimensões); 2) Observação (amostragem de situações ou funções e de indivíduos); 3) transformação das observações em dados (os RB; as “bases de dados”). 4) transformação dos dados em medidas: o papel dos Modelos de Medida na passagem dos dados a medidas.
Modelo do Resultado Verdadeiro – origem, natureza, significado e implicações para a medição e para a metrologia.
EXERCÍCIO DE AUTO-AVALIAÇÃO: Exercício para resolução em aula (estrutura semelhante ao exame) com 5 questões de escolha múltipla e pedido de justificação de resposta.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
20 Outubro 2016, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- As Características Fundamentais das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Continuação do desenvolvimento da noção de Estandardização, da sua importância e implicações;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem).
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
20 Outubro 2016, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- As Características Fundamentais das Técnicas Diferenciais: Definição de Teste Psicométrico; Utilidade dos Testes na Avaliação Psicológica; Continuação do desenvolvimento da noção de Estandardização, da sua importância e implicações;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem).
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.