Sumários
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais e Introdução à Temática da Ética no Domínio da Avaliação Psicológica
2 Novembro 2016, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização do Apuramento de Resultados (a importância dos processos de Classificação e Cotação das Respostas – a obtenção de Resultados Brutos), e apresentação fundamentada sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados (Processo de Derivação de Resultados e Estudo Normativo; Fundamentação Teórica do Teste e Fundamentação Empírica do Teste – questões relacionadas com estudos de Aferição, Normas, suas funcionalidades e diferenciações, e o estudo Metrológico dos Testes);
- Introdução às noções de Precisão e de Validade, enquanto aspectos técnicos fundamentais das medidas psicológicas.
- Síntese da Utilidade e Utilizações das Técnicas Diferenciais: Objectivos (o Porquê?), Natureza (o Como?) e Utilizações (o Para Quê?) da Avaliação Psicológica Diferencial.
- Resumo sobre as principais competências que o Psicólogo que utiliza Técnicas Diferenciais deve ter – ênfase no domínio dos Conhecimentos Técnicos e no respeito pelos Princípios Éticos;
- A temática da Ética e da Deontologia na área da Avaliação Psicológica;
- Implicações Éticas da Medida Psicológica;
- Os Códigos Deontológicos dos Psicólogos: destaque para os princípios respeitantes à Avaliação Psicológica e utilização de Instrumentos de Medida;
- Nova Ordem dos Psicólogos: implicações éticas; controlo do exercício profissional;
- Breve apresentação do Código Geral da OPP.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
27 Outubro 2016, 11:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem), e de Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas); breve apresentação sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados, com relevância para a noção de Normas e de Amostra de Estandardização;
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
27 Outubro 2016, 09:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem), e de Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas); breve apresentação sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados, com relevância para a noção de Normas e de Amostra de Estandardização;
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
26 Outubro 2016, 15:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem), e de Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas); breve apresentação sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados, com relevância para a noção de Normas e de Amostra de Estandardização;
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.
Continuação da Apresentação das Características das Técnicas Diferenciais
26 Outubro 2016, 13:00 • Maria João Varandas dos Santos
- Continuação das temáticas abordadas na aula anterior;
- Ênfase no conceito de Estandardização e nos seus diferentes aspectos: síntese sobre o conceito de Estandardização de Conteúdo (Instruções de Aplicação; Questões e Tarefas; Materiais e Folhas de Registo) e apresentação fundamentada sobre os conceitos de Estandardização da Aplicação (Condições Físicas; Condições Psicológicas; Procedimentos de Aplicação e Cronometragem), e de Estandardização do Apuramento de Resultados (Classificação e Cotação das Respostas); breve apresentação sobre o conceito de Estandardização da Interpretação dos Resultados, com relevância para a noção de Normas e de Amostra de Estandardização;
- Sensibilização acerca da importância da Estandardização da Aplicação, das Condições Físicas e Psicológicas, e dos Procedimentos de Aplicação, relativamente à execução do Trabalho Prático de Psicometria; a importância e relevância do papel do Examinador na manutenção das condições implicadas no processo de Estandardização da Aplicação; espaço para esclarecimento de dúvidas acerca da execução dos trabalhos práticos de Psicometria a realizar pelos alunos.